O que é o Enduro?
O "Enduro" é uma vertente do BTT, que consegue conjugar o melhor de 2 mundos, a capacidade ciclística do "Cross-Country", com a técnica e audácia do "Downhill". O traçado apresenta diversas tipologias de terreno com diferentes inclinações. Partes planas, zonas em descida e sectores em subida, são o argumento necessário para realçar as qualidades técnicas e físicas do BTT.
As distâncias por prova variam entre os 30 km e os 40 km, com um acumulado ascendente entre os 1500 a 1800 metros. Cada prova tem 4 ou 5 "especiais" cronometradas também denominadas por "PEC’s".
O objectivo é ser o mais rápido possível em cada "PEC’s" tendo para isso que superar os diversos obstáculos que se cruzam no caminho. "Drops" (saltos), inclinações descendentes bastante verticais são apenas alguns dos elementos que compõem as "especiais" aliada à dureza e sinuosidade do terreno.
As ligações às “PEC’s” são feitas a pedalar onde cada subida pode demorar cerca de 1h30, existindo por isso um tempo limite para as completar.
As bicicletas utilizadas para o efeito têm sistemas de amortecimento com cursos consideráveis (150mm a 160mm) comparativamente com o "Cross- Country" (100mm), mas longe dos 200mm das bicicletas de "Downhill", o que permite subir e descer com algum conforto e estabilidade.